Gosta de Doce? Aprenda a Ser Uma Formiguinha Sem Culpa!

Aprendendo a ser uma formiguinha sem culpa!

Quem é que não gosta de um doce, não é mesmo?

Um brigadeiro, uma torta de morango, um pé de moleque ou uns casadinhos de goiabada…

Pode ser depois do almoço, na hora do lanche ou até como petiscos… Há ainda aqueles que deixam de jantar para incluir o tão gostoso doce!

É uma luta a cada dia para evitar o consumo tão exagerado desses vilões, mas…

Mas infelizmente nós contamos com nossa grande amiga da onça: a indústria alimentícia.

Há uma tendência crescente para o consumo de alimentos de maior concentração energética (como os doces) que é promovida pela indústria de alimentos por meio da grande produção de alimentos saborosos e altamente viciantes.

E não seria muito diferente com nossas crianças! Elas também adoram um docinho… E isso acontece desde bem pequenininhas mesmo, pois as crianças já nascem com preferências pela doçura e pelo sabor salgado e com certa rejeição pelos sabores azedo e amargo.

Infelizmente para as crianças essa situação é ruim, uma vez que ao serem estimuladas a gostar de doces logo no início da vida só as torna cada vez mais viciadas …

E isso é ruim? Com certeza né, mãe?

Acho que por aqui todo mundo já sabe da fama ruim que os doces tem.

O excesso de doces está associado aos maus hábitos alimentares e, esses hábitos ruins, são associados a diversos prejuízos à saúde, entre eles a obesidade.. crianças obesas, adolescentes obesos, adultos obesos… é isso o que mais temos visto nas nossas ruas de hoje …

Aliás, uma situação muito triste de se ver.

Mas, pensemos juntos… se a formação dos hábitos alimentares sofre a influência de fatores fisiológicos e ambientais e sofre modificações com os fatores a que as crianças serão expostas durante a infância… Porque não podemos ser nós as responsáveis por influenciar de maneira positiva tais hábitos?

É de doce que elas gostam?

Porque então não damos doces saudáveis e saborosos para elas ?

Em dias de calor, por exemplo, que delícia que vai ser ter picolés super gostosos em casa! Fácil de fazer, as crianças amam e fica muito mais barato e saudável do que aqueles que compramos em supermercados!

Um dos picolés que faz a alegria da criançada é o de banana com chocolate! Muito simples e saboroso. Você precisa de bananas congeladas (sempre que tiver banana perdendo em casa, lave e congele com casca, assim você sempre terá bananas disponíveis para um picolé ou sorvetinho), água ou água de coco e pedaços bem cortadinhos de chocolate amargo (acima de 60% cacau).

Com esses ingredientes basta liquidificar a banana com pouca água/água de coco (a textura você decide. Apenas lembre-se que, quanto menos água, mais cremoso fica). Feito isso, coloque em forminhas com alguns pedacinhos de chocolate e leve ao congelador!

Ficam deliciosos!

E se a formiguinha quiser atacar o lanche? Que tal um bolo de chocolate mais saudável?

Ingredientes

1/2 xícara de cacau em pó 100%
1/2 xícara de farinha de coco
2 colheres de chá de fermento em pó

1/2 colher de chá de canela em pó
½ colher de chá de sal
6 ovos orgânicos
-1/2 xícara de açúcar mascavo ou açúcar de coco
1/2 xícara de óleo de coco
1 colher de chá de extrato de baunilha

Modo de Fazer

  1. Pré-aqueça o forno a 180 ° C.
  2. Coloque o cacau, a farinha de coco, o fermento, a canela e o sal em uma tigela.
  3. Adicione os ovos, o açúcar, a baunilha e o óleo de coco.
  4. Misture tudo até obter uma massa homogênea.
  5. Despeje tudo em uma forma untada com óleo de coco.
  6. Leve ao forno pré-aquecido e asse por 55 a 60 minutos ou até que esteja assado
  7. Retire do forno e está pronto.

 

Além dessa receita, existem muitas outras receitas saudáveis deliciosas no Ebook Festa infantil saudável: do começo ao fim, vale a pena dar uma conferida!

Está vendo como não tem muito segredo? Você ainda pode aproveitar e fazer dois bolos de uma vez .. um você congela para economizar esse tempo tão corrido de mãe. Assim, logo que precisar do outro, basta retirar do freezer!

Você pode aproveitar ainda para fazer essa receita em forminhas individuais de bolo.. para eles ficarem pequenininhos e estimular a vontade dos pequenos.. Um formato pode mudar muita coisa…

Ah, e não se esqueça: Não minta para o seu pequeno dizendo que os picolés e o bolo é igual ao do supermercado! Apresente a ele o verdadeiro sabor do saudável e mostre a diferença! Permita que ele cresça sabendo  que o saudável faz bem e tem gosto sim de comida…

Aliás, é o verdadeiro gosto da comida .. a comida de verdade ..

A única que realmente precisamos ..

Forte abraço.